15 SETEMBRO 1979 – ANIVERSÁRIO DO SNS – PEQUENA MEMÓRIA PARA UM TEMPO SEM MEMÓRIA

15 Setembro de 1979 – Uma maioria parlamentar constituída pelos deputados do Partido Socialista (PS), do Partido Comunista (PCP), da União Democrática e Popular (UDP) e pelo deputado independente Brás Pinto aprovavam a Lei de Bases do Serviço Nacional de Saúde concretizando o artigo 64.º da Constituição da República Portuguesa, contando com a oposição dos partidos de direita e do centro direita e do Bastonário da Ordem dos Médicos e hoje considerado como a “joia da coroa da democracia portuguesa”.

Em dia de aniversário, com mais uma homenagem a António Arnaut (merece as todas), com mais uma “regadela” à Oliveira da Saúde, no Parque Verde de Coimbra, que continua enfezada por só se lembrarem dela de tempos a tempos, vale a pena lembrar mais uma vez Arnaut na sua batalha pelo SNS, em entrevista ao diário “As Beiras“ em 2014, «P – Criar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) foi um ponto de honra para si? R – Fiz tudo o que podia, fui além do possível, para criar o SNS. Tanto no Governo, como depois como deputado da Assembleia da República. Pedi apoio a muita gente, mas tinha o apoio das bases do partido, da generalidade do povo, da CGTP Intersindical – a UGT nunca se manifestou, infelizmente –, das forças progressistas. Pedi apoio ao cardeal patriarca D. António Ribeiro, por carta, e recebi-o. Pedi o apoio ao Conselho da Revolução e ao Presidente da República Ramalho Eanes, e deram-mo. Recebi também o apoio da Maçonaria, onde fui apresentar o projeto. Fiz tudo o que podia, desde a Igreja à Maçonaria, passando pelo Conselho da Revolução, onde fui, com o Mário Mendes, explicar o conteúdo e sentido político, humanista e técnico do SNS.» (aqui)

António Arnaut (ao centro), acompanhado dos secretários de Estado Victor Vasques e Mário Mendes – 1978

e deixar aos que já não se lembram e aos que, felizmente, nunca conheceram, a fotografia de Alfredo Cunha, Hospital do Rego (Curry Cabral – 1973).

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s