Conferência Fórum de Cultura

Meus caros amigos,

Amanhã, conforme programa em anexo, começa o VI Fórum Arte e Cultura da América Latina. Eu fui honrado com o convite e farei a conferência de abertura do Fórum com o tema "Por uma crítica identitária, encontros e desencontros do pensamento crítico em arte na Bienal Latino-americana de 1978".
Na época eu participei ativamente desta Bienal intitulada "Mitos e Magia", fiz parte do Conselho de Arte e Cultura da Bienal, ajudei a formular o Seminário (talvez tão importante quanto a exposição…), muitos dos meus amigos (alguns já estão no Éden) participaram de tudo, participei como testemunha da paródia inventada pelo meu dileto Ivald Granato, "Mitos Vadios", defendi tese anti-militar no Seminário usando como mote a Seleção Brasileira de Futebol. Enfim, foi uma orgia perpétua, para roubar um lindissimo título do Mário Vargas Llosa ao escrever um lindíssimo livro sobre nosso amado Flaubert.
Acho que fui convidado por este passado. 1978 está tão distante que eu quase não me recordava. Eu só me lembro bem de como eu era imensamente ingênuo. E, no entanto, os amigos são os mesmos, as admirações são as mesmas ainda que acrescentadas de novas. E, talvez, a ingenuidade não seja tão imensa, mas ainda é a mesma.
E, de algum jeito, vou encontrar uma maneira ao falar de "identidade" ,de trazer Thomas Mann e o Fausto, J.L. Borges, Mário Quintana e a canção do exílio e, se conseguir, vou falar de Tom Jobim.
Este generoso convite para refletir diante de gente tão preparada e atenta sob a vida brasileira de 38 anos atrás me entusiasmou (para os gregos do séc. V a.C. entusiasmo era estar possuído pelos deuses)). Eu pensei no primeiro momento que estaria doando uma palestra, o meu tempo, a minha energia, mas me enganei, pois, na verdade, estarei recebendo uma parte esquecida de mim mesmo. A história é uma ciência mágica, não é?

Abraço forte,

Jacob Klintowitz

Deixe uma Resposta

