NASA provou o néctar “Fernão de Magalhães”

3

Na passada sexta-feira, nas instalações da National Aeronautics and Space Administration, NASA, em Washington, nos Estados Unidos, o senhor Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, Dr. José Manuel Marques manteve contactos ao mais alto nível com a estrutura científica da Agência Espacial Americana, nomeadamente com o seu cientista chefe de direção de ciências e exploração, James Garvin.

Durante a sua permanência, o senhor Presidente apresentou o projeto da Rede Mundial das Cidades Magalhânicas, cujo conteúdo recebeu os melhores elogios, chegando a merecer aplausos por parte dos presentes. Ficou patente mais uma vez que Fernão de Magalhães é para esta comunidade científica um dos ícones de conhecimento e inspirador dos vários projetos espaciais, designadamente relacionados com Marte. Uma sublimação ainda mais consubstanciada pela NASA ao reconhecer que o navegador português foi o primeiro a desenhar a órbita terrestre.

Durante os contactos, a NASA mostrou interesse na colaboração técnica e cientifica com a rede das cidades magalhânicas e a projeção futura de formas de envolvimento da agência espacial nas celebrações do Quinto Centenário da Viagem de Circum-Navegação. Ao mesmo tempo, foi ventilada por parte dos americanos a possibilidade de associar as comemorações dos 500 anos da viagem de Magalhães aos 50 anos da chegada do homem à Lua.

A presença do senhor Presidente em Washington constituiu uma importante jornada de promoção do território de Sabrosa e do Douro, simbolizada com a oferta a James Garvin de uma garrafa de vinho do Porto -10 anos “Fernão Magalhães“ da Adega Cooperativa de Sabrosa. Esta visita deixou todo um residual de boas expetativas potenciadoras de desenvolvimento a vários níveis, em que o País, a região e o município podem tirar dividendos em diversas áreas, particularmente do conhecimento.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s