Estreia A MORTE DO PRÍNCIPE – Teatro da Trindade

A morte do Príncipe

Teatro da Trindade

Sala Estúdio | 27 de outubro a 20 de novembro

qua. a sáb. às 21:45 | dom. às 17h

M/16

a partir de Fernando Pessoa, Heiner Müller e William Shakespeare | encenação e dramaturgia Ricardo Boléo | interpretação José Condessa e Lídia Muñoz | assistência de encenação Sara Boléo | desenho de luz Miguel Cruz | desenho de som Márcio Ferreira | criação de vídeo Gonçalo Fabião e João Calviño | confeção de figurinos Fernanda Serra | criação da coroa Salvador Figueiredo | fotografia Tomás Monteiro | design Salvador Figueiredo

Sinopse

A destruição do campo de batalha que, um dia, foi lar. Geometria maquinal de uma pátria putrefacta. Para quê um reino que ter se não há mais que a hora de se ser ou não ser? Usar a máscara de Hamlet é reconhecer o fracasso. A atroz descoberta de si desvela o único e merecido trono: a morte.

Dizem-se coisas impossíveis. O corpo, em carne viva, grita. A falsa impossibilidade de substituição. Terror e desespero entre a vida e a morte. A Europa reduzida a escombros. As ruínas, o reduto do crime.

A esperança não se concretizou.

Ricardo Boléo é mestre em Teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema, licenciado em Estudos Artísticos pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e frequentou as Faculdades de Comunicação, História e Letras assim como a Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia no Brasil. Publicou poesia, textos para teatro e artigos acerca de arte e cultura. É formador nas áreas de iniciação à prática teatral, escrita para teatro e dramaturgia, tendo orientado formações em Portugal, Brasil e Cabo Verde. Tem trabalhado regularmente como dramaturgo, dramaturgista, encenador e intérprete tanto teatros (Teatro Turim, Teatro da Trindade, Teatro Nacional D. Maria II, etc.) quanto em espaços não convencionais (Animatógrafo do Rossio, Armazéns Abel Pereira da Fonseca, etc.) em diversos espetáculos, dos quais se destacam Ionesco’s (2002), Temperantia – Estou de dieta! (2009), O Mundo é Maravilhoso (2011), Éter (2013), A Rainha de Trapos (2013), a mais terna ilusão (2013), Inércia (2014), Radiografia de um nevoeiro imperturbável (2014), Cântico (2014) e silêncio (2015). Em 2014 é-lhe atribuída a Bolsa Jovens Criadores CNC/IPDJ.

José Condessa tem o curso de Interpretação da Escola Profissional de Teatro de Cascais. Durante a sua formação foi dirigido por nomes como, por exemplo, Beatriz Batarda. Interpretou espetáculos encenados por Pêpê Rapazote, Mafalda Vilhena e José Boavida (A Arca), Carlos Avilez (Hamlet, Auto da Barca do Inferno e Auto da Índia, Divinas Palavras, Peer Gynt, e Macbeth), Pedro Caeiro (Atirem-se ao ar) e Miguel Graça (Se eu não fechar os olhos). No cinema trabalhou com o realizador Thomas Vincent no filme S.A.C., des hommes dans l’ombre. Fez parte dos elencos das telenovelas Jardins Proibídos (2015) e Santa Bárbara (2015/2016), ambas na TVI. Atualmente faz parte do elenco da telenovela Rainha das Flores (SIC).

Lídia Muñoz tem o curso de Interpretação da Escola Profissional de Teatro de Cascais e a licenciatura em Teatro – Ramo Atores pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Foi assistente de encenação de Diogo Infante (O Ano do Pensamento Mágico) e de Marta Dias (Vénus de Vison). Como atriz trabalhou com Carlos Avilez (Muito Barulho por Nada, O Comboio da Madrugada e Macbeth), João Mota (Não Consigo Compreender Comédias Destas), Filomena Oliveira (Frei Luís de Sousa), Miguel Graça (onde é que estavas quando te vi pela última vez), Ricardo Boléo (Cântico), Rodrigo Trindade e Sara Cecília (Um dia depois de amanhã), João de Brito (Atrizes) e Peter Pina (O Amor). Protagonizou o filme De Onde os Pássaros Vêem a Cidade de André Tentúgal. Fez parte dos elencos adicionais das telenovelas Mar de Paixão, Destinos Cruzados, A Única Mulher e A Impostora na TVI.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s