Traça – Mostra de Filmes de Arquivos Familiares

Mostra de Filmes de Arquivos Familiares apresenta 2.ª edição da iniciativa

A Traça – Mostra de Filmes de Arquivos Familiares volta a marcar presença em Lisboa já nos próximos dias 4,5 e 6 de novembro. Tendo como parceiros a Cinemateca Portuguesa, o Home Movies – Archivio Nazionale del Film di Famiglia (Bolonha) e o Festival Alkantara, esta iniciativa do Arquivo Municipal de Lisboa | Videoteca, irá decorrer nos dias 4 e 5 no Museu do Cinema, com sessões às 18h30 e às 22h00, e no dia 6 no Espaço Alkantara, na Madragoa, às 16h00, onde será apresentada a 2.ª edição da iniciativa.

O Museu do Cinema irá receber nos dias 4 e 5, um encontro entre os filmes de família da coleção do Arquivo Municipal de Lisboa | Videoteca, do Arquivo Nacional de Imagens em Movimento (ANIM) e do Home Movies – Archivio Nazionale del Film di Famiglia (Bolonha), um dos primeiros (e ainda um dos poucos) a dedicar-se exclusivamente ao trabalho com filmes amadores e de família.

O programa será composto por filmes de família no seu estado bruto, mas também por filmes criados a partir daqueles, com um duplo propósito: mostrar as coleções destes três arquivos, e dar a conhecer os trabalhos de conservação, estudo e divulgação que desenvolvem.

É também objectivo da organização introduzir as questões (e os problemas) que os filmes de família colocam à história do cinema. O cinema amador e de família é um enorme campo cego nesta história. Apesar de em anos recentes ter crescido o interesse e o trabalho – de investigadores e cineastas – sobre e com filmes de arquivos privados, há ainda muitos aspetos – históricos mas também estéticos – deste cinema por conhecer e trabalhar. Ao longo das quatro sessões que compõem o programa, serão explorados vários dos problemas que os filmes de família colocam à história do cinema.

A 2.ª edição da Traça irá decorrer em 2017 no Bairro da Madragoa. A sessão de 6 de novembro no Espaço Alkantara, marca assim o início de uma recolha de filmes na Madragoa, filmes que serão trabalhados para a segunda da edição da TRAÇA, a acontecer em Outubro de 2017. Co-programada pelo Alkantara, a próxima edição será dedicada ao encontro com as artes performativas. Cinco artistas serão convidados a produzir peças originais a partir da coleção de filmes de família do Arquivo Municipal de Lisboa | Videoteca, peças a apresentar em estreia absoluta em vários locais habitados pela co­munidade do Bairro da Madragoa.

Para apresentar a 2ª edição da Traça será projetado o filme "Save Projetc…", realizado por José Filipe Costa o ano passado a partir de imagens de filmes de família de Teresa Braz, que o irá ver aqui pela primeira vez. Realizador e protagonista irão conhecer-se e conversar durante a projeção dos filmes de família de Teresa Braz.​

Cinemateca Portuguesa | Museu do Cinema

R. Barata Salgueiro 39, 1269-059, Lisboa

Telefone: 21 359 6200 | E-mail

Espaço Alkantara

Calçada Marquês de Abrantes, 99 – 1200-718 Lisboa

Telefone: 213 152 267 | Email

Ver programa em pdf:

pro_geral.pdf

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s