Exposição CANA E LUZ de Vilma André – Convite inauguração no CIIPC, Santa Rita (5 Novembro, Sábado, 16h30)

EXPOSIÇÃO “CANA E LUZ”

Vilma André

De 5 Novembro a 6 de Dezembro

Inauguração – Sábado, dia 5 Novembro às 16h30

Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela /CMVRSA

Antiga Escola Primária de Santa Rita

Sobre a exposição

No seguimento das experiências que têm vindo a ser feitas desde 2012 junto de artesãos que trabalham a técnica da cestaria na zona do Baixo Guadiana e que exploram o potencial da cana para o uso contemporâneo, inaugura dia 5 de Novembro no CIIPC, Santa Rita, a exposição “Cana e luz”. A coleção de peças que se apresenta revela um profundo respeito pela última geração de pessoas que preserva a memória de um tempo em que esta, e outras técnicas, eram usadas para a lida do quotidiano, a fim de solucionar problemas com os recursos que tinham à mão. Aprendida a técnica desde muito cedo, criavam objectos para agilizar tarefas desde a agricultura até à pesca (e não é esse o principio do design?).

É através desse olhar que surge a vontade de dar continuidade a algo tão humano, plástico e genuíno, e por isso mesmo carregado de um potencial criativo que, enquanto houver humanidade e o reconhecimento da sua história, nunca se esgotará.

Na exposição, as peças são destacadas através da luz, como um caminho possível, entre tantos outros. Um exercício que abre espaço a novas ideias e tenta explorar o potencial de uma possível produção e adaptação aos dias de hoje, repensando a técnica além da forma e do uso a que estamos acostumados.

Sobre Vilma André

Natural de Castro Marim, aos 18 anos rumou a Lisboa e licenciou-se em design de equipamento pela Faculdade de Belas Artes (2008). A sua criatividade, o seu gosto pela descoberta e sentido exploratório conduziu-a a um percurso profissional diversificado que já passou por Lisboa, Barcelona, Pirenéus, Bilbao, Amesterdão, Porto, Castro Marim, e outros lugares. Desempenhando cargos de design, docência, instalação, investigação, gestão e coordenação. Nessa caminhada colaborou com os designers Gerard Moliné, Maria Blaisse, Marcelo Rosenbaum, Katja Gruijters, João Abreu Valente, entre outros. No Sul e Centro do país já fez exposições colectivas e a solo, participou em residências artísticas e performances.

Sempre numa perspectiva de design, instalação, investigação e interrogação, a sua criatividade flui entre as matérias naturais, gastronomia, saúde e educação, escrita e movimento.

A exposição estará patente no CIIPC, Santa Rita até 6 de Dezembro deste ano e pode ser visitada de segunda a sexta-feira no seguinte horário: 9h00 -13h00 e 14h00 – 17h00.

Contamos consigo para a inauguração da exposição! Um momento especial, com a presença da artista, dia 5 de Novembro (Sábado), pelas 16h30, no CIIPC, em Santa Rita.

No âmbito da exposição realizar-se-á no CIIPC no dia 12 de Novembro (Sábado), das 15h00 às 18h00 a OFICINA “Entrançar a cana: cestos e outras experiências” com o cesteiro Diamantino Romeirinha, dirigida a miúdos (a partir dos 6 anos) e graúdos.

Necessária inscrição prévia

Informações

Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela / Câmara Municipal de Vila Real de Santo António

Antiga Escola Primária de Santa Rita

Tel. / Fax: 281 952600

Email

http://ciipcacela.wordpress.com/

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s