Basta de mistificações | Hélder Costa

Há muitos anos Dario Fo publicou uma peça com o seguinte título : “O operário sabe 500 palavras, o patrão sabe 5.000, é por isso que é o patrão”. As palavras, o que significam, como são usadas para enganar e manipular e não para educar, esclarecer!

São muitos os exemplos dessa mistificação.

Mas pensemos no mais actual, no que se ouve de manhã à noite.

Populismo! Digamos, para simplificar, que é o comportamento político que promete tudo ou que exige tudo para ter votos e criar clientelas incultas ou ingénuas que serão fatalmente traídas e enganadas.

 Mas a coisa complica –se quando começam a falar de populismo de direita e de esquerda…é a mesma coisa?

Não me parece. O populismo de direita, agora na moda neo –liberal, apela e assenta no individualismo das pessoas, de qualquer um , de gente, de toda a gente. Nesse sentimento, eu hei de ter sorte, um bom emprego que me safe, ganhar ao jogo, se ele é rico, pode –me ajudar, milagres, hipóteses, falhanços , e sempre a esperança que chegue o “Salvador”.

E a que chamam populismo de esquerda? os que lutam pelo aumento do salário mínimo e pensões, sindicalismo, cooperativismo, formas de economia social, os que desde sempre lutaram por melhores condições de vida para TODOS, os também indivíduos mas que têm o espírito colectivo, social, patriótico…é a mesma coisa? Uma reivindicação popular é comparável ao embuste da mentira de um charlatão oportunista?

Trump é igual a Bernie Sanders?

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s