4 de março: Visita ao Monte Crasto (Gondomar) e Futuro Parque da Cidade de Rio Tinto

Até 27 de fevereiro: inscreva-se na visita ao Monte Crasto em Gondomar e ao Futuro Parque da Cidade de Rio Tinto, que se realizará no sábado 4 de março de 2017.

Se esta proposta lhe interessa, inscreva-se logo que possível, sem esperar pelo final do prazo. O número de vagas é limitado a 25 adultos. A visita só se fará com um mínimo de 10 adultos.

IMPORTANTE | VISITA EM SISTEMA DE BOLEIAS PARTILHADAS
não deixe de indicar se vai de carro e tem lugares disponíveis para outros participantes sem carro; ou se precisa de lugar em carro de outro participante.

CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS

Em 13 de fevereiro, previa-se sol e alguns aguaceiros para 4 de março.

A visita só será anulada por motivo meteorológico se:
1- os dias 1, 2 e 3 de março forem de chuva constante ou quase permanente;
2- se forem de mau tempo declarado.

Nesse caso, os inscritos serão avisados de eventual anulação por telefone ou sms a meio do dia 3. Tempo instável ou nublado com aguaceiros ocasionais não justificará anulação.

Consulte também as nossas condições gerais de participação:
http://www.campoaberto.pt/?s=Condições+gerais+de+participação

A VISITA

QUANDO?
Sábado 4 de março 2017.
Hora: agrupamento, às 14:15 na Praça Velásquez (Francisco Sá Carneiro) junto ao café do mesmo nome, dos participantes sem carro e dos participantes com carro.
Partida às 14:30.
Agrupamento na base do Monte Crasto às 15:00, caso vá sem passar pela Praça Velasquez.
A visita será em sistema de boleias partilhadas. Término previsto em princípio para as 19:00, com chegada ao Porto, à Praça Velásquez, cerca das 19:30.

ONDE?
A visita começa às 15:00 no Monte Crasto de Gondomar. Às 16:00, os participantes rumarão a Rio Tinto, ao encontro de elementos do Movimento Em Defesa do Rio Tinto
(https://pt-br.facebook.com/MovimentoEmDefesaDoRioTinto/),
com os quais percorreremos os espaços previstos para a implantação do Parque da Cidade de Rio Tinto. Às 17:30, em princípio em espaço cedido pela Junta de Freguesia de Rio Tinto, haverá uma conversa com os elementos do Movimento, sobre a história e objetivos deste e o estado em que se encontra a questão do Futuro Parque da Cidade bem como de outros problemas ambientais locais.

NO MONTE CRASTO
Antes de rumarmos a Rio Tinto, visitaremos o Monte Crasto, lugar emblemático em Gondomar, que passou por fases de degradação e que tem vindo a ser recuperado. Ver mais abaixo.

COM QUEM?
No Monte Crasto teremos a orientação de um técnico do setor de ambiente da Câmara Municipal de Gondomar e, em princípio, a presença do Vereador com o Pelouro do Ambiente, José Fernando Moreira, que deverá também em princípio acompanhar-nos também em Rio Tinto.
Em Rio Tinto seremos acompanhados e orientados por elementos do Movimento Em Defesa do Rio Tinto, designadamente por Eugénia Faria, administrativa, e pelo engenheiro e professor do ISEP, Paulo Silva.

A Campo Aberto agradece à CMG e ao Movimento Em Defesa do Rio Tinto toda a colaboração dada para esta visita.

COMO INSCREVER-SE?
Envie um email para
EMAIL
indicando nome completo e data de nascimento (para efeitos de seguro), email e telefone de contacto de cada pessoa por si inscrita. Pode inscrever várias pessoas no mesmo email, desde que indique para cada uma todos esses dados.
Para qualquer dúvida use o email com ou o tm 918527653

BOLEIAS PARTILHADAS
Não deixe de indicar também:
1) se leva carro e de quantos lugares livres dispõe;
2) se precisa de lugar em carro de outro participante.

Importante: no sistema de boleias partilhadas, quem beneficia de lugar combina diretamente com o condutor/proprietário do veículo a contribuição a dar-lhe relativa aos custos de combustível e de portagens, sem interferência da Campo Aberto, que se limitará a pôr em contacto uns e outros.

PARTICIPAÇÃO NAS DESPESAS DA ORGANIZAÇÃO

Gratuito para crianças e jovens até à véspera de completarem 18 anos, quer o acompanhante seja sócio quer não. Os sócios da Campo Aberto contribuem com um donativo a seu critério (por exemplo 1 a 3 euros) entregue no dia e local de agrupamento. Os não sócios farão nesse mesmo dia e local um donativo (por exemplo 5 euros, em princípio). A visita será com um mínimo de 10 adultos inscritos e um máximo de 25.

OBJETIVO DA VISITA
No Monte Crasto, conhecer um pouco da história deste local, sobretudo da sua história recente, da sua importância na região, dos trabalhos efetuados para a sua reabilitação e das suas potencialidades como espaço verde, de biodiversidade, de contemplação da paisagem e de lazer. O CIBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e em Recursos Genéticos da Universidade do Porto tem colaborado com a CMG relativamente ao estudo da biodiversidade deste local.

Em Rio Tinto, compreender os problemas que enfrentou e enfrenta o Movimento, e os seus esforços para que a cidade seja dotada de um Parque Verde digno e evitar a excessiva carga imobiliária do espaço adjacente.

DOIS ESPAÇOS VERDES E VIVOS

Estes dois espaço fazem parte de zonas selecionadas no âmbito da Campanha 50 Espaços Verdes em Perigo e a Preservar, da Campo Aberto, e constam do livro em preparação ESPAÇOS VERDES E VIVOS – UM FUTURO PARA A ÁREA METROPOLITANA DO PORTO.

Para mais informação sobre o assunto, veja os espaços "Monte Crasto" e "Futuro Parque da Cidade de Rio Tinto" na compilação "111 ESPAÇOS" (infelizmente, não está ativo de momento o índice automático, em reparação, mas encontra esses espaços na parte sobre o concelho de Gondomar, que é logo o segundo concelho que aparece nesse documento).

Para ir diretamente à compilação "111 ESPAÇOS":

http://www.campoaberto.pt/wp-content/uploads/2016/05/111espacos-TOTAL.pdf

Campo Aberto – associação de defesa do ambiente

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s