Arte & Cultura no Peru/últimas vagas

Convida para a programação

Últimas vagas

desconto de 50% nas palestras para os participantes da viagem

Arte e Cultura no Peru antes de Cristóvão Colombo

Professor Marco Elizio de Paiva*

Quintas-feiras

19:00 às 21:00hs

Ainda que a civilização Inca seja uma das grandes referencias culturais da história na América do Sul, há povos não tão conhecidos que antes da chegada de Colombo povoaram os Andes e deixaram formidáveis traços de sua arte e organização social.

Em 3 encontros estas civilizações extintas serão trazidas à luz em palestras didáticas sobre a cronologia e produção artística desses povos, através também de um magnífico banco de imagens.

O convite é para todos aqueles que já foram, pretendem ir ou apenas conhecer mais sobre o passado deste país fascinante.

O objetivo é preparar-nos para um viagem histórico-cultural ao Peru (que será realizada a partir do dia 26 de abril – programação detalhada abaixo), onde dentre inúmeras descobertas, faremos também uma ousada visita ao intocado túmulo do Senhor de Sipán e seus tesouros recém-descobertos; um governante Mochica do século III que pode ser considerado o Tutankamon da América.

Serão 14 dias de deslumbramento de norte a sul do Peru, terminando em Cuzco e Machu-Pichu, a glória dos Incas, que também serão estudados sob novos aspectos.

Trata-se das culturas Valdívia, Chavín e Tiahuanaco, tão antigas quanto os gregos e ainda dos povos Paracas e Nazca, Vicús, Mochica, Wari e Sicán que deixaram um panorama arqueológico datado de uma época em que os europeus nem tinham erguido ainda suas catedrais góticas.

Programa de palestras

23 de março

· A origem do homem pré-colombiano.

· Cultura Valdívia – 4.000 a 1.800 a.C.

· Cultura Chavín – 900 a.C. a 100 d.C.

· Cultura Tiahuanaco-Wari – 1.500 a.C. a 1.100 d.C.

30 de março

· Cultura Paracas – 700 a.C. a 200 d.C.

· Cultura Nazca – 100 a.C. a 8oo d.C.

· Cultura Moche – 100 a 800 d.C.

6 de abril

· Cultura Sicán-Lambayeque – 700 a 1.375 d.C.

· Cultura Chimú (os rivais dos Incas) – 1.000 a 1.470

· Cultura Inca – 1.200 a 1533 d.C.

As reservas para as palestras serão feitas somente por e-mail

Local: Amoran – Associação dos moradores do Anchieta

Rua Itapema, 162 – Anchieta – Belo Horizonte – MG

Valor: R$100,00 a palestra avulsa – R$280,00 o ciclo de 3 palestras

Informações e Reservas para as palestras: Cássia Duarte

email – (31) 993624609

* Prof. Marco Elizio de Paiva – 67 anos

Mestre em História da Arte pela University of Texas at Austin, USA;Coordenador do Curso de Especialização em História da Arte da PUC-Minas; Professor de História da Arte (aposentado) da Escola de Belas Artes da UFMG;Coordenador (aposentado) do Curso de Especialização em Restauração de Bens Culturais Móveis do CECOR- EBA/UFMG;Perito em prataria luso-brasileira (estudo e identificação); Estudioso das culturas pré-colombianas da América do Sul

Na sequencia o roteiro completo

Viagem Cultural

ARTE PRÉ-COLOMBIANA NO PERU

PERU: 26/04 à 10/05/17 – 15 NOITES

Prof. Marco Elizio de Paiva

Roteiro Dia a Dia

1º DIA: SÃO PAULO-LIMA – 26/04

Chegada a Lima a noite. Recepção e traslado ao hotel. Noite livre.

2º DIA: LIMA – 27/04

Após o café da manhã, city tour pelo Setor Colonial e Contemporâneo de Lima “a Cidade dos Reis”, começando pelos distritos de Miraflores e San Isidro, onde passaremos por uma construção pré-Inca por volta de 1200 anos de antiguidade, a Huaca Pucllana. Em seguida dirigimos ao Centro histórico, onde conheceremos a Praça Maior onde estão o Palácio do Governo, O Palácio do Arcebispo, a Municipalidade e a Catedral. Almoço livre. Após o almoço faremos uma parada no Museu do Chocolate e Pisco para realizar uma pequena degustação. Em seguida visitaremos o convento de Santo Domingo, declarado o patrimônio cultural da humanidade e onde estão os restos dos santos patronos: São Martin de Porres e Santa Rosa de Lima. Retorno ao hotel e noite livre.

3º DIA: LIMA – 28/04

Após o café da manhã visita ao Museu Arqueológico Larco Herrera com explicações do professor sobre as culturas pré-colombianas do Peru diante da insuperável coleção de peças importantíssimas do antigo Peru em cinco mil anos de história e arte. Almoço livre. Após o almoço, em horário a combinar, visita a Igreja de San Pedro (San Pablo) para conhecimento de seus importantes retábulos barrocos. Noite livre.

4º DIA: LIMA / CHICLAYO – 29/04

Após o café da manhã traslado ao aeroporto para embarque com destino a Chiclayo, a “Pérola do Norte”, capital do Departamento de Lambayeque no norte do Peru. Chegada, recepção e traslado ao hotel. Almoço livre. À tarde, visita ao incrível Museu das Tumbas Reais onde estão as peças do tesouro do Senhor de Sipán, governante da cultura Moche que viveu no século III e que foram encontradas em escavações arqueológicas em 1987. (Este tesouro causa admiração no mundo todo e esse governante mochica tem sido considerado o Tutankamon da América). Hospedagem em Chiclayo. Noite livre.

5º DIA: TRUJILLO- CHAN-CHAN – 30/04

Após o café da manhã no hotel, embarque em ônibus VIP com destino a Trujillo, importante cidade litorânea colonial peruana, a “Capital da Cultura do Peru”. Trujillo foi centro de importantes culturas pré-colombianas como os Moches e o povo Chimú, rivais dos Incas. Após uma viagem atravessando as paisagens da costa peruana, chegada ao terminal de Trujillo e traslado ao hotel. Almoço livre. Após o almoço visita a Chan Chan, um dos mais preciosos sítios arqueológicos do mundo. Antiga capital do reino Chimú – estabelecida no Vale de Moche entre os séculos XII e XV – Chan Chan chegou a abrigar 60.000 habitantes em uma extensão de 20 km2, desde as proximidades do porto de Huanchaco até o Cerro Campana. A cidade também foi chamada de “Cidade da Lua” e “As Grandes Muralhas”. Em 1986 a Unesco declarou esta relíquia arqueológica um patrimônio cultural da humanidade. Hospedagem em Trujillo. Noite livre.

6º DIA: TRUJILLO – LIMA (555 km) – Avião – 01/05

Após o café da manhã visita à cidade de Trujillo para ver seus belos casarões coloniais e republicanos. Trujillo foi uma das primeiras cidades fundadas pelos conquistadores espanhóis na América e leva o nome da cidade homônima espanhola onde nasceu Francisco Pizarro, o conquistador do Peru. Seguiremos para o Museu da Universidade Nacional para apreciar interessantes utensílios das culturas que povoaram a região. Almoço livre. Em horário oportuno, traslado ao aeroporto para embarque com destino a Lima. Na chegada, recepção e traslado ao hotel. Hospedagem em Lima. Noite livre.

7º DIA: LIMA – 02/05

Após o café da manhã visita ao Museu Nacional de Arqueologia, Antropologia e História. Este museu estatal é o mais antigo do Peru e seu impressionante acervo exibe cerâmicas, têxteis, metais e esculturas em pedra das mais importantes culturas pré-hispânicas da América do Sul. Tarde e noite livres para se despedir de Lima e sua gastronomia famosa.

8º DIA: LIMA – AREQUIPA – avião -03/05

Após o café da manhã traslado ao aeroporto para embarque em voo para a cidade de Arequipa ao sul do país. Arequipa foi fundada pelo conquistador Francisco Pizarro em 1540 no local de uma antiga cidade Inca. Seu centro histórico foi inscrito na lista de Cidades Patrimônio Mundial devido à arquitetura ornamentada que mescla características da arte indígena e o barroco espanhol. Chegada e hospedagem. Resto do dia livre para adaptação à altitude da cidade que fica a 2.335 metros acima do nível do mar.

9º DIA: AREQUIPA – 04/05

Após o café da manhã, city tour pela cidade visitando a Praça de Armas, centro público de convívio rodeada das construções mais representativas da cidade e considerada a mais bela praça da América do Sul. Visita a Igreja da Companhia de Jesus, templo que constitui o mais antigo e importante testemunho de arquitetura religiosa com utilização do silhar, uma pedra clara, de origem vulcânica. Continuação da visita pelos típicos bairros de Carmen Alto e Yanahuara, com seu famoso mirante, de onde vamos obter uma vista espetacular dos vulcões Misti, Chachani e Pichu-Pichu, assim como da cidade de Arequipa. Logo, vamos nos dirigir ao Monastério de Santa Catalina, fundado em 1580, nos tempos do vice-rei Toledo, com seus mais de 20,426 m2, onde vamos poder apreciar seus claustros, pitorescas ruas e praças, que tem permanecido intatos com o passar dos séculos, assim como conhecer a forma de vida do seleto grupo de religiosas que o habitava. Noite livre.

10º DIA: AREQUIPA – PUNO (292,6 km.) – Ônibus – 05/05

Após o café da manhã saída de ônibus com destino a Puno, às margens do Lago de Titicaca, o lago navegável mais alto do mundo na fronteira do Peru e Bolívia. Puno é considerada a capital folclórica do Peru. Almoço no percurso, chegada a Puno, hospedagem e tarde livre para adaptação à altitude de 3.827 metros acima do nível do mar. Noite livre.

11º DIA: LAGO TITICACA – ILHAS FLUTUANTES UROS E TAQUILE. – 06/05

Após o café da manhã excursão de dia completo pelo Lago Titicaca. Nossa primeira visita serão as ilhas flutuantes dos Uros, conhecidos também como “O Povo do Lago”. Estas ilhas são construídas com capas de totora – um tipo de junco abundante na região do lago – e servem como moradia e centros de comércio para os nativos de mesmo nome que transitam em balsas construídas artesanalmente. Continuação para a Ilha Taquile, comunidade que recebe os turistas de forma amável e mantêm vivos os seus costumes, as suas tradições e seus coloridos trajes usados à moda antiga. Os habitantes desta ilha são artesãos hábeis e colocam em cada um de seus trabalhos as técnicas desenvolvidas durante séculos por seus ancestrais. Tempo para compra de seu incrível artesanato. Almoço incluso. Retorno e hospedagem em Puno.

12º DIA: PUNO- CUSCO (387 km) – Ônibus – 07/05

Após o café da manhã início de nossa viagem em ônibus especial com destino a Cusco, onde teremos a oportunidade de desfrutar das maravilhosas paisagens dos vales próximos. Faremos uma parada em “La Raya”, o limite natural entre Cusco e Puno a partir de onde tiraremos excelentes fotografias. Visitaremos também as ruínas Raqchi, conhecidas como o templo do deus Wiracocha, e o povoado de Andahuaylillas, e visita a sua bela igreja datada do século XVII que abriga um impressionante órgão barroco decorado com anjos e querubins hispano-americanos. Almoço incluso no trajeto. Chegada em Cusco à tarde e traslado para o hotel. Noite livre.

13º DIA: CUSCO – 08/05

Manhã livre. Pela tarde, visitaremos a cidade de Cusco, a capital do Império Inca, declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco. O passeio começará no templo Koricancha, antigo palácio Inca e principal centro de culto ao Deus Sol, onde muito tempo depois a ordem dos Dominicanos construiu uma maravilhosa igreja que ainda permanece no lugar. Depois, percorreremos a Praça de Armas e continuaremos até a Fortaleza de Sacsayhuaman, construção Inca conhecida pelos enormes muros de pedras acopladas em montagens inacreditáveis. A fortaleza está localizada num lugar estratégico, sobre uma colina, com uma bonita visão da cidade de Cusco. A visita termina depois de ter conhecido os sítios arqueológicos de Qenko e Puca- Pucará, importantes centros religiosos e administrativos Inca. Noite livre.

14º DIA: CUSCO-MACHU- PICCHU em trem Vistadome – 09/05

Este dia é dedicado à visita a um dos centros energéticos mais importantes do mundo: Machu Picchu. Esta excursão é feita em trem e durante o trajeto teremos uma vista impressionante das paisagens do Vale Sagrado do Urubamba. Na chegada a Águas Calientes, os recepcionistas nos ajudarão em nosso embarque no ônibus que nos levará até a cidadela no alto. Será uma experiência inesquecível onde percorreremos cada recinto acompanhado por um guia turístico local e as explicações do professor sobre a descoberta da cidade pelo explorador americano Hiram Bingham em 1911. Após a visita guiada, tempo livre para explorar o lugar, relaxar ou meditar. No horário combinado, desceremos ao povoado de Águas Calientes. Almoço incluso. À tarde, embarque no trem para retornar a Cusco. Noite livre.

15º DIA: SAÍDA INTERNACIONAL COM DESTINO AO BRASIL (CUSCO-LIMA- SÃO PAULO). – 10/05

Em horário oportuno, traslado ao aeroporto de Cusco para embarque em voo internacional para São Paulo.

Informações sobre a viagem fazer contato com:

Ziderich Viagem e Turismo

Rua Alagoas, 989 – loja 04 – Savassi

(31) 32617762 ou (31) 32613735

Falar com Vilma, Bruna ou Leonardo

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s