Convite para aula aberta «A Mulher e o Feminino no Cristianismo Gnóstico», dia 29 na Universidade Lusófona ( sala U.0.8)

A Mulher e o Feminino no Cristianismo Gnóstico

Aula Aberta, dia 29, quarta-feira, às 20h00, na Universidade Lusófona
(sala U.0.8)

Apresentação da Disciplina Semestral do Mestrado em Ciência das Religiões

Sabia que no cristianismo primitivo, sobretudo nas comunidades que foram consideradas "gnósticas" o lugar do feminino era central, e o papel da mulher na religião, no ensino e no sacerdócio estava em perfeito plano de igualdade com papel do homem?

Nesta aula aberta iremos procurar aproximar-nos da compreensão histórica e filosófica das tensões entre o masculino e o feminino, que determinaram modelos sociais e a cultura e suas heranças até a atualidade. Iremos centrar-nos na historiografia disponível e nas ideias presentes nos textos gnósticos paleocristãos – especialmente os encontrados em Nag Hammadi, no Egipto.

Durante a aula serão abordados os grandes temas da disciplina de Cristianismo Gnóstico, do Mestrado em Ciência das Religiões. Algumas das linhas temáticas: Gnose, Cristianismo Primitivo, Nag hammadi e outras fontes antigas e medievais. Filosofia e Pensamento gnósticos ao longo da História. Ressurgimentos modernos e contemporâneos. A disciplina abordará os textos, fontes, polémicas e controvérsias da tradição gnóstica desde o século II ao final da Idade Média e sua contextualização histórica e filosófica permitindo uma maior compreensão da visão gnóstica no cristianismo.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s