FESTIVAL LITERÁRIO DOURO PROMOVEU O LIVRO E A LEITURA

Decorreu entre 4 e 6 de Maio, no Espaço Miguel Torga, em S. Martinho de Anta, a edição de 2017 do FLiD – Festival Literário Douro, que reuniu num evento de cariz único na região, mais de duas dezenas de escritores portugueses e internacionais.

A promoção da literatura e da linguística, aliada a uma interessante componente pedagógica, foram os motes principais deste Festival que focalizou e incutiu também o hábito pela leitura junto da comunidade escolar.

Na abertura do Festival, a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Sabrosa, Helena Lapa, enalteceu a importância deste acontecimento cultural, como fator de promoção do território e captativo de sinergias que podem contribuir para um melhor desenvolvimento sustentado e qualificar a comunidade. Na mesma altura, o Reitor da UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Fontainhas Fernandes, alinhou a suas palavras pela mesma medida, elogiando o evento, e a sua importância estratégica para o desenvolvimento das ciências sociais na região.

Do variado programa destacou-se a realização de exposições, debates, mesas redondas e apresentação de livros, e ainda a visita dos escritores às escolas do Agrupamento Miguel Torga em Sabrosa e ao Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus, em Vila Real.

Neste acontecimento foram apresentados os livros, “Era uma Vez, Um Homem” de João Nuno Azambuja, por António Ferreira, “Pelo Fundo da Agulha” de Antônio Torres, por Carlos Veiga Ferreira, “Para onde vão os gatos quando morrem” de Luís Cardoso (Timor), por António Ferreira, “Dormir com Lisboa” de Fausta Cardoso Pereira, novamente por António Ferreira, tendo sido inaugurada igualmente a exposição “Celebração”, de José Rodrigues e Raquel Rocha.

Participaram nesta 1ª edição do Festival Literário do Douro, entre outros, Alice Brito, António Ferreira, Antônio Torres, Carlos da Veiga Ferreira, Cristoph Ransmayr, Fabiano Morais, Fausta Cardoso Pereira, Fernando Ferreira Alves, Isabel Figueiredo, João Morales, João Nuno Azambuja, João Rios, José Rodrigues, Luís Caetano, Mário Zambujal, Miguel Serras Pereira, Luís Cardoso, Orlando Grossegesse, Possidónio Cachapa, Rui Ângelo Araújo, Tânia Ganho e Teolinda Gersão.

A organização deste importante evento coube ao Espaço Miguel Torga, Câmara Municipal de Sabrosa, Embaixada da Áustria, EDP, sendo o responsável pela sua programação Francisco Guedes.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s