Fest arranca em Espinho com cinema na praia e no planetário

Começa na próxima segunda, dia 19 de Junho, a décima-terceira edição do FEST – Festival Novos Realizadores | Novo Cinema de Espinho. Até dia 26 de de Junho, passam pela cidade nortenha vários artistas e filmes novos para descobrir.

Onze filmes de ficção e documentário estarão em competição pelos dois Linces de Ouro em disputa, estão presentes alguns dos filmes mais badalados do momento. Um deles será certamente As You Are, do jovem norte-americano Miles Joris Peyrafitte, vencedor do Prémio do Júri em Sundance e amplamente considerado como o ex-libris do novo cinema independente norte-americano. Um thriller que retrata os anos 90 como nenhum outro, tudo sob um formato de um crime trágico e consequente investigação policial repleta de surpresas. Dentro do mesmo género, Old Stone de Johnny Ma, um filme que começa como um drama social sobre as consequências do complexo sistema burocrático chinês e, quando menos se espera, desenrola num dos mais imprevisíveis thrillers dos últimos anos. Para os adeptos do cinema de cariz social, não faltarão alternativas, como The Invisible Hand, do espanhol David Macián, que nos traz uma descrição invulgar sobre o estado das relações laborais na nova Espanha, vitima de anos seguidos de austeridade.

No campo documental destaque a Road Movie, do bielorrusso Dmitri Kalashnikov, um filme absolutamente obrigatório, que, ao disfarçar-se de compilação de acidentes no You Tube, oferece uma oportunidade rara conhecer o verdadeiro carácter do povo russo na era de Putin.

As curtas-metragens estão também em destaque no FEST, com as competições do Lince de Prata e Grande Prémio Nacional repletas de alguns dos melhores filmes produzidos nos últimos doze meses. Haverá ainda tempo de visitar o Irão e a Grécia, os dois países em destaque na secção Flavors of the World e de ficar a conhecer novas visões sobre o futuro da Europa na secção Be Kind Rewind. A fechar a programação, oFESTinha, a secção infantil que regressa com mais matinés para toda a família, e oFEST Surf, que transformará a praia de Espinho numa sala de cinema ao ar livre.

Paralelamente, o FEST volta a trazer a Espinho alguns dos mais reputados profissionais da área. O programa do Training Ground deste ano prevê mais de 25 ações formativas, em diferentes áreas da produção cinematográfica, por 30 oradores convidados. Destaque às presenças de Ed Lachman, diretor de fotografia norte-americano cuja carreira inclui os filmes As Virgens Suicidas, de Sofia Coppola (1999), Erin Brockovich(2000), de Steven Soderbergh, e Carol (2015), de Todd Haynes; Allan Starski, designer de produção polaco que trabalhou na direção de arte de filmes comoO Pianista (2002, por Roman Polanski) e A Lista de Schindler (1993, por Steven Spielberg); Brian Muir, escultor britânico que em 1976 concebeu a máscara de Darth Vader para o filme Star Wars e, entretanto, criou outros elementos decisivos para sagas como as de Alien e Harry Potter; e Melissa Leo, actriz galardoada com um Óscar. PeloPitching Forum passarão mais de duas dezenas de projectos à procura de apoio e conselhamento com profissionais.

Toda a programação poderá ser consultada em www.fest.pt, assim como os preços e locais para cada sessão.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s