20 ANOS DE GEMINAÇÃO COMEMORADOS EM CADAUJAC

Na passagem dos 20 anos de geminação de Sabrosa com a vila francesa de Cadaujac, que decorreram no passado fim-de-semana de 17 e 18 de junho, o município de Sabrosa marcou presença oficialmente nas comemorações, aproveitando a ocasião para promover o concelho nos mais diversos domínios.

A comitiva de Sabrosa, para além da representação oficial do município, marcou presença com vários agentes que levaram até Cadaujac o que de melhor se faz e produz no concelho, nomeadamente ao nível do turismo, do associativismo, da cultura, do vinho e do azeite. Estiveram presentes a Associação Sabrosa Douro XXI, a Adega Cooperativa de Sabrosa, a ADC Sabro, e alguns produtores locais que se fizeram representar com os seus produtos.

O presidente do município de Sabrosa, Domingos Carvas, presente nas comemorações, fez questão de sublinhar que “para Sabrosa estes 20 anos de geminação representam todo um percurso de colaboração que tem vindo a ser feito ao longo dos anos, nos mais diversos domínios como o desporto e a cultura, mas que têm de servir como base forte de lançamento de novos projetos de âmbito institucional, fazendo, eventualmente, uso de mecanismos europeus de apoio a projetos de cooperação mais amplos e vastos, sobretudo no domínio do turismo, da promoção do território e dos seus produtos endógenos e das relações comerciais entre as duas regiões”.

O programa oficial das comemorações iniciou-se no sábado com a receção oficial à comitiva, seguindo-se um momento simbólico no qual foi plantada uma árvore, um sobreiro, que simboliza toda a força e resistência da geminação. De tarde, decorreu um encontro formal entre as duas câmaras, onde foram discutidos projetos de cooperação e ações conjuntas para o futuro. O dia finalizou, e antes do jantar convívio, com a apresentação da peça de teatro “A Castro”, de António Ferreira, pelo Grupo de Teatro da ADC Sabro. A apresentação desta peça foi feita na íntegra em francês pelos atores sabrosenses.

Domingo foi dia de mercado em Cadaujac, que contou com a participação dos vários agentes da comitiva de Sabrosa. Nele, promoveram e deram a conhecer o concelho e a região do Douro, os seus vinhos, azeites, doces típicos, e alguns dos produtos caraterísticos às centenas de pessoas que ali se deslocaram. No final do dia foi servido um jantar aberto à comunidade, onde também marcaram presença alguns portugueses emigrantes que aproveitaram a ocasião para recordar o seu país e a sua língua materna.

De regresso a Sabrosa ficaram bem evidentes as relações de amizade e cooperação que perduram entre as duas vilas, tendo sido lançadas bases firmes para novos projetos de desenvolvimento comum, alicerçadas em eventuais parcerias ao nível das relações comerciais, dando seguimento à estratégia delineada por este executivo municipal de promoção do território, dos seus produtos endógenos, da cultura e do turismo.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s