Comunicado Dia dos Avós – Direitos de Todos Nós

A luta dos idosos é um importante contributo para garantir o futuro humanista dos seus filhos, dos seus netos, da mesma humanidade! Não cabem egoísmos! Recusem pessimismos! Não cedam ao desânimo! É hora de coragem, é tempo de ousadia! Quem fez tantos sacrifícios, quem trabalhou tanto, quem deixou tantos exemplos de honra e dignidade, fica convidado à luta, mais uma prova de amor aos seus descendentes, filhos, netos, bisnetos!

Por nós, basta de enganos!

Pelos filhos, pelos netos, pelos avós, lutar, lutar!

Idosos e deficientes recusam caridade! exigem direitos! «não queremos um dia, queremos a vida»!…

Outra vez, 26/07/2017, comemoramos o «Dia dos Avós»; sempre as festas, festinhas, folclore, sempre as mesmas modalidades de distrair/alienar os idosos.

Apesar de alguma mudança, perpetua-se a injustiça! A voragem exploradora/opressora do grande capital não tem limites; agora a CGD – Caixa Geral de Depósitos (banco público) – castiga os idosos com comissões nas contas; que vergonha! Com tanto crédito concedido (e não recuperado) aos «donos disto tudo», como tolerar mais esta malfeitoria do «guarda livros», tão conhecido por outras maldades, quando ministro da saúde? Quem andará distraído? Quem permite mais esta vileza? Existirá qualquer política de defesa dos idosos? Que significa reduzir as farmácias em serviço nocturno? Saberão os burocratas que, nas zonas deprimidas do interior, idosos, pessoas com deficiência, serão obrigados a percorrer, sem transporte, (público adaptado) dezenas de KM’S para adquirir, em caso de doença súbita medicamentos? Que é feito para proteger tantos idosos, vítimas de toda a sorte de maus tratos? Quando serão postas em execução mudanças concretas na garantia dum efectivo acesso à saúde?

Ouvimos, agora, falar no crescimento da economia; os idosos notaram? Quando beneficiarão desse crescimento? Que tudo isto não seja somente «barulho»: A pobreza, a solidão, a fome, o isolamento, a doença, atingem muitos idosos. se existisse solidariedade, os avós não precisavam «matar a fome», por causa de vexante pobreza, aos filhos, netos, bisnetos; os idosos teriam assegurada a dignidade, não seriam esbulhados, tantas vezes por familiares, para satisfazer esta delirante «febre consumista», excitada, para manipular, hipnotizar, alargar, ao infinito, os lucros do grande capital.

Precisamos: pedagogia, solidariedade, promover, real cooperação intergeracional, espalhando aqueles valores que sejam «portas da mudança»!

A mudança conquista-se! Reclamemos, porque é fundamental, a elaboração de legislação (efectivamente cumprida/fiscalizada) que garanta, protecção, defesa activa dos direitos humanos dos idosos!

As organizações representativas dos idosos hão-de ser mais activas na defesa de políticas que favoreçam este grupo em crescimento: saúde, pensões, políticas sociais, cultura/lazer, combate à desertificação, génese de solidão, transportes públicos são vastos programas de medidas cuja reivindicação faz todo o sentido, neste dia; basta de manipulações, de festinhas, de manobras de diversão! Os construtores do «passado», os sacrificados da exploração capitalista, merecem muito mais! As novas gerações deverão conhecer «aquela sabedoria», aprender a respeitar/valorizar o sofrimento pretérito, ser agentes da solidariedade intergeracional!…

A DDE/APD saúda todos os idosos, salientando: os que padecem solidão; as pessoas com deficiência em processo de envelhecimento, susceptível de agravar os preconceitos, estereótipos, relativos à deficiência.

A DDE/APD sublinha o panorama fortemente desfavorável para este grupo, na região Alentejo; novamente exorta: os órgãos descentralizados regionais, o poder local, à urgente tomada de consciência, face à «crise social» a «bomba atómica do SC XXI»…

DDE/APD – O porta voz

DDE/APD – tlf: 268841666. Mail: dir.dde@sapo.pt

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s