CERCA DE 850 ALUNOS ABRANGIDOS POR PLANO INTEGRADO INOVADOR DE COMBATE AO INSUCESSO ESCOLAR

O município de Sabrosa, em colaboração com o Agrupamento de Escolas Miguel Torga, vai implementar, ao longo de três anos, o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do seu território.

Este projeto, de índole educativo, pedagógico, de capacitação e de integração sociocultural, é transversal no que concerne aos graus de ensino. Ou seja, cerca de 850 alunos inscritos no ensino pré-escolar até ao secundário serão os principais destinatários desta importante iniciativa, candidatada ao NORTE 2020 – Programa Operacional Regional do Norte.

O plano, cujo início é coincidente com a abertura das atividades letivas, assenta em várias medidas, traduzidas em iniciativas de forte integração educativa e qualificação dos alunos, nomeadamente, “Pequenos Cientistas ”- abrangendo alunos do pré-escolar, 1ºCEB e 2ºCEB; “Saber Mais ”- no âmbito da matemática e do português (2º CEB, 3º CEB e Secundário); “Falar Mais e Melhor ”- português para os alunos do 5º ao 7º ano; “Experimenta Mais ”- para os alunos do 2º e 3º ano do CEB, contando ainda com o envolvimento dos encarregados de educação.

O Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar de Sabrosa, PIICIES, contempla ainda, dentro das suas variadas ações, a criação de uma equipa multidisciplinar de apoio permanente aos alunos e docentes e a referência incontornável de Miguel Torga numa medida direcionada para a Promoção Integrada do Português e de Fernão de Magalhães, nas áreas de Matemática, Geografia e Biologia.

O Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, Domingos Carvas, considera este projeto educativo como um instrumento exponencial de valorização da comunidade escolar. “Diria que todas estas ações visam otimizar o sucesso escolar dos alunos do concelho, pois como se sabe a taxa de insucesso escolar no concelho é pouco significativa. Numa sociedade evolutiva no conhecimento e competitiva nas aptidões, a qualificação é decisiva para alcançar objetivos. É preciso semear para depois colher, e no fundo é isto que o município de Sabrosa está a fazer, em nome de um futuro melhor para os nossos jovens”.

Este Plano tem apoio financeiro Comunitário e está inserido em articulação com o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, PIICIE-Douro, proposto pela Comunidade Intermunicipal do Douro, CIM DOURO.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s